quarta-feira, maio 10, 2006

SE PODES OLHAR, VÊ!

A propósito da estreia do novo filme do Abel Ferrara, "Maria madalena", o jornal Público entrevistou o o cineasta. Diz Ferrara algures, e faço dele as minhas palavras; "...é engraçado, quando nos educam assim (na religião católica)nem sequer pensamos em mulheres e religião, tal como toda a ideia no livro "Código Da Vinci" de que afinal há uma mulher no quadro "A última ceia". Quero dizer, quando somos educados da maneira que somos, nem sequer sabemos o que estamos a ver. Eu olho para a pintura e é tão óbvio que é uma mulher que estou a ver. Como pude estar toda a minha vida a olhar e não ter notado? Mas fui educado a pensar que ali não eram permitidas mulheres. " Comigo, monstro de familias adamastoras, aconteceu algo semelhante, o que prova que por vezes não "lemos" o que estamos a ver. É preciso questionar sempre. A absorção da educação sem a questionar pode ser tão negativa como a não existencia da educação.

4 Comments:

Blogger passarola said...

... e amanhã alguém nos educa que aquilo afinal eram extraterrestres e toca a encontrar anteninhas verdes nas criaturas.. eu cá questionava era o Leonardo...

9:18 da manhã  
Blogger olharapo said...

Em tempos já muito remotos - andava-se em PREC - o Liceu (ainda havia liceus) que eu frequentava, processou um jornal tablóide da altura, por uma reportagem fotográfica sobre actos lésbicos eventualmente chocantes, efectuados á vista de todos. O processo foi colocado, porque além dos actos não serem nada de mais (mais a mais tendo em conta o periodo que corria)de lésbico nada tinham. O que se passava era que casal claramente hetero, fazia questão de vestir de igual, usar o cabelo igualmente comprido, etc.
Será que também temos processar os Apóstolos pelos seus gostos capilares e de vestuário, ou realmente o Dan Brown é quem nos abriu os olhos? -----este foi longo. UUUFFF!!!

10:30 da manhã  
Anonymous the gang said...

mas isto é uma manobra de promoção do filme do ron howard que ai vem?

11:55 da manhã  
Anonymous aliceemmarte said...

mas onde é que eu já vi este título?
se podes olhar......trálálá

10:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home