quarta-feira, março 29, 2006

A mesma hora, no mesmo local..



A D. Odete aparece todos os dias de manhã, pontual como um relógio britânico, à porta da Mexicana... Para tomar lá o pequeno almoço?...nem pensar! Que despesa tão sem jeito... com tanta comida em casa! Agora do que ela gosta mesmo é daquela esplanadinha. Vê quem passa, quem entra, quem sai... quem vai com quem...e isso sempre é um entretenimento para uma senhora que, para além de um gato demasiado velho e gordo para sair do seu lugar, não tem mais ninguém.
Foi assim que eu a encontrei nesta manhã.
- Então D. Odete? A beber um cafézinho?
- Ah, pois hoje teve que ser! Sabe que eu não gosto de gastar dinheiro nestas coisas... mas como fui a primeira a chegar, tive que pedir .. para me poder sentar..
- Já há muito tempo que não a via. Como é que tem passado?
- Oh! Muito mal...sabe como é que é... a gente chega a esta idade... Garçon! Garçon..por favor!!
- Deseja mais alguma coisa, D. Odete?
- Você acha que isto é um copo de água? Eu pedi UM copo de água e não meio copo de água!! Um estabelecimento destes...
- Não se preocupe que eu trago-lhe já outro...
- Desculpe menina, de que é que estávamos a falar?
- Estava a falar de si..
- Não usa o pacotinho de açúcar todo? Posso ficar com ele?... É que às vezes pode dar jeito... Olhe quem vai ali?
- Onde?
- Ali... aquele senhor.. que costuma andar por aí... sempre com um ar tristonho, sabe quem é?
- Não... acho que nunca o vi..
- Dizem que é muito inteligente... dado a essas coisas das filosofias..sabe?... devia conhecê-lo...
- Eu?
- Sim...olhe que é um bom partido...
- D. Odete!...Sempre a tentar arranjar-me casamento...
- Agora aquele cabelo é que já não é como era dantes...
- Oh! Já é tão tarde...tenho mesmo que me ir embora...
- Era mais lustroso, antigamente... e para que é que ele precisará dos ovos...?
- Gostei muito de a ver, D. Odete... até à próxima..

A D. Odete, guardou cuidadosamente uma caixa de guardanapos de papel na mala e ficou a reflectir sobre o estranho acontecimento dos ovos do Saraiva.

1 Comments:

Blogger olharapo said...

Se continuam a usar tanto a Mexicana como cenário, ainda se arranja um patrocícinio para o Blog.

2:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home