quinta-feira, fevereiro 02, 2006

A SEMANA DA INTOLERÂNCIA


Still crazy after all these years, dizia salvo erro Paul Simon à uns anitos atrás. Esta ideia mantêm-se perfeitamente actual. O mundo continua louco depois de todos estes anos.
Esta semana revela pormenores de uma absurda intolerância. Os nossos amigos muçulmanos andam agitadissimos por causa de uns inofencivos cartoons publicados na Dinamarca em Setembro, prometendo boicotes comerciais e ameaças terroristas. O que conseguiram até agora foi que mais jornais Europeus publicassem os mesmos cartoons. No outro lado do mundo, o tio Bush, esse grande monumento à ignorância, no discurso de ontem sobre o estado da nação afirmou autorizar um programa de vigilância "terrorista", que permite ao estado gravar chamadas telefónicas e ler correio mail de qualquer Americano sem autorização judicial."Home of the brave, land of the free"? É impressão minha ou tudo isto é um atentado à liberdade de expressão servindo-se constantemente do bode expiatório do terrorismo como desculpa?
Hoje mesmo estreia o novo filme de Spielberg, "Munique" sobre um outro atentado que decorreu nos jogos Olimpicos de Munique. Não vi ainda o filme, mas o pretexto parece-me bem. Os simpáticos Israelitas resolvem o problema do terrorismo com terrorismo. "Nós os bons" destruimos "os maus". Os palestinianos são terroristas os Israelitas justiceiros. Enfim.
Aqui nós que somos uns monstros, olharapos e outros horrores, ficamos-nos pela defesa dos pobres cartoons, e assim nos unimos aos nossos "colegas" jornais europeus. O famoso Maomé com a bomba na cabeça está também aqui presente. Maomé abençoe a liberdade de expressão.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o cartoon do público de hoje também se juntou à festa

10:03 da manhã  
Blogger mandrulho said...

eo José Cid dizia: linda linda esta balada que te dou

10:05 da manhã  
Anonymous minus said...

não era o josé cid que dizia isso.

11:32 da manhã  
Anonymous minus said...

isso era uma música do festival da Eurovisão

11:33 da manhã  
Blogger mandrulho said...

é verdade, «esta balada que te dou» foi a música que concorreu ao festival eurovisão de 83 e o "autor" é Armando Gama

1:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home