terça-feira, janeiro 03, 2006

EXERCICIO DE AUDIÇÃO


Passando os olhos pelas publicações que se debruçam sobre o assunto da música, deparo com as sazonais listas "de os melhores do ano". A liderar uma larga maioria encontra-se o disco estreia dos LCD Soundsystem. Não discordo (embora eu talvez escolhesse os Arcade fire ou o "Heat" de colder).
Os LCD Soundsystem são resultado do trabalho de dois trintões que nos anos 80 andavam mais entretidos nas andanças do Rock e do Punk, do que na dance music e derivados. Mas durante os 70, 80 e 90 andaram a ouvir de tudo, dai a "misturada" genial que é este album.

Durante os anos 80, enquanto os meus amigos "intelectuais" só ouviam os cinzentões da Manchester e afins (nada contra, as minhas bandas favoritas da época eram comuns), eu era mais eclético ouvindo um pouco de tudo. Era criticado por ouvir as tardes da rádio Comercial, o programa de Adelino gonçalves, Discoteca, onde passava muita Soul, Pop, Funk, o inicio do Hip Hop, coisas da motown e da staxx. Hoje dou por mim a ver os mesmos amigos "intelectuais" a ouvir Funk, Soul, House deliciados como se fosse a última grande descoberta da humanidade condenando as bandas "cinzentonas" da actualidade como banais e vendidas. O mais ridiculo acontece com as colectaneas, que os fazem espumar de felicidade, muitas vezes com os mesmos temas e bandas que eu ouvia nas longas tardes dos anos 80. Até o Disco Sound passou a VIP.
Lá dizia o amigo Tricky (por onde andas?) Brand new, you´re retro.
Afinal, porque não ouvir simplesmente música, sem preconceitos. Só ......ouvir...........

2 Comments:

Anonymous comentador acometido said...

vais arder no inferno por causa deste post...

2:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

chiça primo, vai para aí uma confusão nessa cabeça...

1:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home